Ela também mudou!!!

Padrão

Meu post de hoje estava prontinho, mas resolvi mudar o rumo da prosa pra contar pra vocês a história de uma amiga, uma irmã que, assim como eu, mudou radical. No caso dela acho que foi ainda mais corajosa, porque não teve aquele empurrãozinho que a vida nos dá para que a ficha caia.

Nos conhecemos trabalhando na VOCÊ S/A. Depois de alguns anos por lá, Carol (inquieta por natureza) resolveu ir atrás do seu sonho. Abriu mão do emprego na revista para se dedicar à Maria Caderneta, sua própria empresa, que começou como passatempo entre amigas. Um dia, ela fez um curso de encadernação, por curiosidade, hobby. Produzia caderninhos, agendas, álbuns. Fazia de casa uma verdadeira oficina – eu mesma já cheguei a recortar, colar. Aos poucos sua inquietude, energia e criatividade fizeram com que aquela “brincadeira” caísse no gosto da galera.

Carol, que levava uma jornada dupla entre caderninhos e seu trabalho na Abril, resolveu arriscar e mudar radical. Cheia de inseguranças, dúvidas, quem sabe até um pouquinho de medo, mas ela acreditou e sabia que deveria tentar. Ela tinha razão. Seguramente, hoje quando olha pra trás, não se arrepende de nada e, acredito, deve achar que cada friozinho na barriga, cada “será?” valeram a pena!

O vídeo abaixo comprova isso. É uma reportagem produzida pelo SBT sobre a Carol e sua Maria Caderneta. Verdade, sou suspeita. Mas mais do que amiga, cúmplice e companheira (vale dizer também que devo a ela e sua família o fato de ter encontrado meu namorido…amigo de amigos, sabe assim!?), tenho um super prazer em contar mais esta história de alguém que arriscou, correu atrás do seu sonho, enfrentou seus medos, inseguranças e mudou de rumos. E, hoje, está super realizada profissionalmente!

http://www.sbt.com.br/sbtvideos/media/?id=2c9f94b53552531701355386230f037d

Ah, e pra quem quiser conhecer melhor a Maria Caderneta, comprar umas coisas lindinhas, entra lá: http://coisitasdemaria.wordpress.com/

by Maria Caderneta (coisitasdemaria.wordpress.com/)

Anúncios

5 responses »

  1. Olá!
    Acho o máximo quando as pessoas refletem sobre o que faz sentido em suas vidas e dão a elas um sentido de missão pessoal.Tenho percebido cada vez mais pessoas aplicando a sua energia, aptidão, potencial, naquilo que faz sentido para elas. É o trabalho na sua essência e não apenas um emprego.

    Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro e professor emérito da Universidade de Claremont, CA, dentre muitas outras, criou o conceito para aquilo que chamou de Flow *: uma “condição dinâmica de harmonia produtiva entre potencial, competências, exigências e desafios profissionais, atuais e futuros”. Não me alongarei aqui no aprofundamento e ele também diferencia esta condição do estado de felicidade.

    Trabalho e carreira deveriam estar subordinados a esta compreensão e não ao contrário, ou seja, buscar “uma carreira” sem esta conexão, acaba por gerar muita frustração ou ansiedade.

    Abraços

    Willian

    * Csikszentmihalyi, Mihaly (1975). Beyond Boredom and Anxiety: Experiencing Flow in Work and Play, San Francisco: Jossey-Bass

    • Willian, muito legal sua colocação.
      Notamos esse movimento também na VOCÊ S/A, conversando com executivos, profissionais de RH, headhunters, leitores e consultores, enfim. Se dá pra unir trabalho e prazer, por que não? Negar isso ou não buscar conhecer esta atividade que faz sentido resulta em pessoas doentes, depressivas, aumento do número de uso de drogas (remédios), enfim. Este foi um dos objetivos do blog. Mostrar que quando chegamos ao final da rua, temos que mudar de rumo e não ficar tentando escalar o muro.

      Posso publicar seu comentário num post a parte?

      Beijos e obrigada

      • Oi Renata,
        Bom saber deste “movimento” também por outras fontes.

        Fique à vontade para publicar.

        bjs

      • Pois é! Antes de vir Pra cá me deparei com o termo em estudo chamado opt out. Quem está estudando isso no BR é a Tânia Casado. É exatamente o movimento das pessoas rompendo radicalmente com o mundo corporativo e indo atrás de algo que tenha significado. Não consegui fazer a matéria na época, mas ela deve sair na edição de março!!! Bem legal o tema!
        Bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s