Por que não?

Padrão

“Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer”, ouvi a famosa frase do escritor inglês Charles Dickens novamente na semana passada e não consigo mais tirar da cabeça. Acho que as coisas que nos marcam tem muito a ver com o momento em que vivemos. Sim, porque eu já tinha ouvido essa citação algumas vezes, mas ela nunca bateu tão forte. Na hora a escrevi num papel para ter sempre comigo e abrir sempre que encontrar uma encruzilhada da vida, num momento de incerteza, como um mantra.

Isso mexeu tanto comigo, porque é algo em que acredito piamente e, de forma inconsciente, é minha forma de agir e encarar as coisas na maior parte do tempo. Arriscar-se, jogar-se ao novo, afinal, não é uma forma de testar seus limites e, portanto, saber do que somos capazes? Certa vez li uma outra citação que dizia quase a mesma coisa. Não lembro Ipsis Litteris da frase, mas o conceito dizia que as pessoas sabem que podem fazer qualquer coisa, mas como tem sempre alguém dizendo que não vão conseguir, não tentam por achar que não vai dar certo.

Neste assunto, confesso, chego a ser um pouco subversiva. Sem exagero e longe de querer ser esnobe, mas sinceramente eu acredito que praticamente NADA nesta vida é impossível de alcançar. Não estou falando aqui de mentalização de desejos, fadas ou anjo da guarda. Tampouco de desejos como a paz mundial ou acabar com a fome no mundo (não que sejam impossíveis, mas dependem de muuuuitas variáveis, a maioria fora do nosso alcance). Estou dizendo de possibilidades concretas e atitude. Um exemplo: ter uma carta lida ou conseguir uma reunião com o (a) presidente (a) da república. Impossível? Não! Difícil. Sim! Mas se realmente for um desejo, uma necessidade, por que não tentar?

Bom, já fiz muita coisa “Joselita” por conta disso, é verdade. Mas também já tive êxitos que pareciam impossíveis, simplesmente por tentar. Os riscos (na maioria das vezes) é baixo e os ganhos podem ser altíssimos. Apelando ao senso comum, lembre-se sempre que o “não” já é certeza e que as chances de conseguir um “sim” são de nada menos que 50%. Vai desperdiçar?

Anúncios

2 responses »

  1. Rê, como sempre belas reflexões. Que orgulho!
    Sabe, tenho lido na atualidade um livro (Os Quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz) que diz muito sobre isso, sobre tentar novos caminhos, buscar nossas verdades, dar força a nós mesmos, entre outras coisas. E é impressionante como de fato as vezes uma única palavra mal colocada por alguém que amamos (ou uma pessoa qualquer) consegue nos atingir e afetar nossa capacidade de realizar e, em outras palavras, por que não dizer, de sonhar? O fato é que se entendermos os desafios que a vida nos coloca como limitações nossas, estaremos 1) Cometendo um grande erro de interpretação e 2) Fadados a ficarmos em uma zona de conforto e estagnação constante. É preciso ter coragem para agir e tentar ir além.
    Me indentifiquei muito com seu post.
    Beijos do amigo

  2. oi Renata! td bem? Fazia um tempinho que não lia seu blog…li as últimas matérias e adorei! Principalmente a última, em que mto me identifiquei. Participei de um curso de liderança de vida neste mês de fevereiro e me deparei exatamente com o que vc escreveu. Somos capazes de fazer muitas coisas ou qualquer coisa, basta querer, e vencer os seus próprios limites (impostos pelo próprio ser humano). Foi uma das melhores coisas que experimentei e participei na minha vida e pude sentir na pele o que é vencer desafios, no caso em questão, em um treinamento! Agora é levar o aprendizado para o mundo real, o que já está acontecendo, e continuar a ir atrás dos nossos objetivos! Bjos ao casal! Rô.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s